Diafragma
O diafragma consiste em um músculo que delimita a cavidade torácica da cavidade abdominal, ele movimenta-se de acordo com a respiração. Ele encontra-se situado na porção posterior na inserção do processo xifóide, ligado às seis últimas costelas e a coluna vertebral na parte anterior.
Nervos
Os nervos que existem no tórax são apenas os que circundam a caixa torácica interna e externamente.
Coração
O coração em geral fica situado na posição superior esquerda da caixa torácica, e possui o tamanho aproximado de um punho fechado e a artéria aorta curva-se para a esquerda.
Pulmões
Responsáveis pelas trocas gasosas com o ambiente que resultam em oxigênio utilizado para alimentar as células, o pulmão possui aproximadamente 25 centímetros de comprimento, seus movimentos impulsionam a contração ou distensão do diafragma, sendo que o pulmão direito é maior que o esquerdo devido ao fato do coração se localizar no lado esquerdo, o revestimento dos pulmões chamado de pleura permite a suavidade no processo respiratório, funcionando como um lubrificante desses órgãos.
Para compreender toda a anatomia do tórax, bem como de todos os órgãos que o compõem é necessária uma abordagem muito mais ampla que a contida nesse artigo. Apesar do caráter introdutório foi possível perceber a importância não apenas da estrutura torácica como também dos órgãos que são abrigados nela, para maiores informações busque materiais especializados na área como, por exemplo, os cursos do Portal Educação.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO