Ecocardiograma

Anatomia e função cardíaca

Ecocardiograma

Adulto

É um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, pois fornece informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão. Permite avaliar as medidas e a mobilidade das válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, além de características do fluxo sanguíneo.
Demonstrativo de Ecocardiograma Adulto

Infantil

Realizado em qualquer idade desde o nascimento. A principal indicação é a análise da anatomia e função cardíaca. A identificação de má formação cardíacas e vasculares ou anormalidades que podem ocorrer na infância são muito importantes para que o tratamento ou a correção precoce de possíveis patologias seja eficiente e não deixe sequelas para a vida.

Stress Eco (Fisiológico – Bicicleta)

Exame realizado junto ao Ecocardiograma, em repouso, onde é avaliada a função e a anatomia cardíaca. Em seguida o paciente realiza um esforço físico em bicicleta ergométrica semi-sentado. Novamente é analisado ao Ecocardiograma a fins de avaliar possíveis obstruções coronarianas que são assintomáticas em repouso e são identificadas apenas ao esforço, com a elevação da frequencia cardíaca. Outras cardiopatias também são identificadas quando o coração sofre o estresse físico, como miocardiopatias dilatadas ou hipertroficas.

Ecocardiograma Fetal

O transdutor é colocado sobre o abdome materno, a fim de se obter as imagens do coração do feto. No monitor são observadas as possíveis alterações anatômicas e funcionais da circulação fetal normal. É muito importante a detecção de possíveis má-formações cardíacas ainda na fase uterina, pois assim pode-se programar para realizar o parto numa insticuição hospitalar que tenho o devido suporte para o bebê assim que ele nasça, como a cirurgia infantil e UTI neo-natal apropriada.
Demonstrativo de Ecocardiograma Fetal

Doppler de carótidas e vertebrais

Ultrassom dos vasos sanguíneos arteriais do pescoço. Tem o objetivo de detectar acúmulo de placas de aterosclerose (colesterol e fibrose) que causam obstrução ao fluxo cerebral, podendo causar sintomas como tonturas, confusão mental e até levar ao AVC (Acidente vascular cerebral). A detecção precoce das placas ateroscleróticas permite que o tratamento clínico possa estabilizar o quadro evitando o desfecho grave.